Sendo um dos pontos mais altos da ilha da Madeira, com 1818 metros de altitude, o Pico do Areeiro é um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita a nossa maravilhosa ilha. Seja para ver o nascer do sol, caminhar na "PR1-Vereda do Arieiro", ou simplesmente aproveitar a fantástica vista por breves momentos, um dos maiores desafios atuais para quem quer visitar este tão famoso Pico é conseguir estacionar.
Em tempos, quem fosse visitar este Pico poderia levar, sem qualquer tipo de restrição o seu carro até onde a estrada vai. Atualmente, devido à elevada procura o Governo Regional viu-se forçado a arranjar soluções para o evidente desafio que se criou neste local no que toca ao estacionamento. Para tal, foram criados novos espaços de estacionamento, de maneira que se filtrasse e fosse mantido algum controlo sobre os constantes congestionamentos que se vinham a verificar até então.
Tenho carro próprio, onde posso estacioná-lo?
Pois para quem tem carro próprio, tem duas opções que vão variar em função da verdadeira intenção da sua visita. Ou seja, se pretende realizar o percurso PR1 idealmente terá de estacionar o seu carro no parque de estacionamento inferior (situa-se a cerca de 800 metros do Pico e tem capacidade para cerca de 200 viaturas), pois nestes poderá deixar o seu carro estacionado durante o tempo que for preciso enquanto desfruta da sua caminhada. De forma a facilitar o acesso ao Pico, foi recuperada uma vereda que permite chegar ao Pico do Areeiro em cerca de 10 minutos a pé.
Por outro lado, para quem pretende realizar uma visita curta àquele que é um dos maiores pontos de referência cá da ilha, poderá levar o seu carro até o parque de estacionamento superior (situa-se junto da casa do Areeiro, tem capacidade para 70 viaturas porém tem um período de estacionamento limitado de 1 hora).
Nota: É de salientar que à data deste artigo, o Governo Regional continua a procurar outras soluções para este local, sendo que estima-se que no início do próximo ano os estacionamentos devam passam a ser pagos.
Existem outras formas de transporte para chegar ao Pico do Areeiro?
Para quem não pretende levar carro, ou até mesmo não o tem, foi criada uma nova rota/carreira entre a baixa do Funchal e o Pico do Areeiro com o intuito de reduzir as constante situações de congestionamento e de estacionamentos indevidos.
Este novo serviço, operado pelos "Horários do Funchal", realiza-se todos os dias da semana, com a única exceção a ser o dia de Natal. Serão realizadas duas viagens de subida ao Pico, uma pela manhã e outra de tarde, sendo que cada viagem terá uma duração estimada de 45 minutos. As viagens de regresso ao Funchal deverão realizar-se pelas ao fim da manhã e ao fim da tarde.
É possível a realização de uma reserva de lugar, caso o faça entre 7 a 2 dias úteis antes da data da sua viagem conforme indica os "Horários do Funchal" através do seu site.
Adicionalmente, existem também serviços de Shuttle realizados também pelo mesmo operador, onde é feita ligação entre pontos como:
– CAM Florestal das Serras de Santo António;
– Parque Pico do Areeiro;
– Pico do Areeiro - rotunda junto ao Radar.
Estas viagens realizam-se de 15 em 15 minutos, entre as 06h40 e as 12h15 e as 14h10 e as 19h00. Sendo que, o início de viagem é limitado ao número mínimo de 4 passageiros.
Para informações atualizadas sobre as viagens realizadas pelos "Horários do Funchal" por favor visite o site do mesmo. As informações aqui apresentadas não de caráter contratual, tratando apenas de informações recolhidas à data de escrita deste artigo junto das entidades competentes.